É a cirurgia que visa reconstruir e remodelar as mamas após a cirurgia de mastectomia (retirada total das mamas), lumpectomia ou quadrantectomia (retirada parcial das mamas) devido ao tratamento de câncer nas mamas.
Esse é um processo importante para muitas mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer de mama, já que lhes permite manter a autoestima e autoconfiança. Mas é importante lembrar que essa cirurgia não interfere no tratamento nem na necessidade de quimioterapia ou radioterapia.
Como é o procedimento?
O procedimento irá variar de acordo com as características de cada paciente, mas existem dois tipos mais comuns, os que usam implantes de silicone ou salinos e os que usam tecidos (pele, gordura e músculos) de outras áreas do corpo para a reconstrução da mama, conhecido como reconstrução autóloga. Em alguns casos é possível a combinação destas duas técnicas para um resultado mais natural.
Também existem algumas técnicas para a reconstrução da área do mamilo, quando esta é afetada durante o tratamento.
A reconstrução pode ser feita imediatamente após a retirada da mama, ainda na mesma cirurgia chamada de reconstrução imediata, ou após alguns meses quando o tecido já estiver cicatrizado e o tratamento contra o câncer finalizado, chamada de reconstrução tardia.
No caso de escolha pela prótese de silicone ou salina, o implante será colocado embaixo do músculo, onde existia tecido mamário. Esse procedimento pode ser feito em apenas uma etapa, onde a prótese será colocada de forma definitiva, ou em duas etapas, sendo que na primeira, será colocada uma prótese com expansor que irá ajudar a esticar o tecido que sobrou da mama e após atingir o tamanho desejado, será feita uma nova cirurgia para a retirada do expansor e colocação da prótese definitiva.
Essa é uma cirurgia grande e a paciente terá de ficar internada por alguns dias. Será necessário o uso de drenos nos primeiros dias. Poderá ser indicado o uso de analgésicos e sutiãs com suporte elástico para diminuir o inchaço.
A reconstrução autóloga tem um tempo de recuperação maior que a que usa implantes.
Quando vejo os resultados?
No inicio poderá sentir fadiga, dor, sensibilidade e inchaço nas mamas. Além de limitação dos movimentos. Após alguns meses o inchaço desaparecerá completamente e será possível ver os resultados.
É importante ressaltar que os seios não terão a mesma sensibilidade em um primeiro momento, mas voltará aos poucos.
Você sabia?
Algumas mulheres optam pelo uso de próteses dentro de sutiãs que imitam a forma e peso de mamas naturais