É a cirurgia de retirada de próteses de silicone dos seios. Uma cirurgia que vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Existem vários motivos para a retirada de próteses nos seios, sendo por opção do paciente, troca da prótese de silicone ou por complicações com os implantes como contratura capsular, ruptura da prótese, processo autoimune induzida por adjuvantes (ASIA), entre outros.
Como é o processo?
Existem várias técnicas cirúrgicas para o explante mamário, a melhor opção será escolhida após avaliação do volume de tecido mamário e características anatômicas do paciente.
Em geral neste processo cirúrgico é usada a mesma cicatriz feita para o implante das próteses.
Lembrando de que, com a retirada das próteses de silicone, caso não sejam substituídas por outras, deixará as mamas com certo grau de flacidez.
Técnicas como a lipoenxertia das mamas são, muitas vezes, associadas ao explante mamário para compensar a perda de volume deixado pelas próteses removidas.
É seguro?
Assim como os implantes, os explantes mamários são cirurgias consideradas de baixo risco já que não mexe em outros órgãos. É usada anestesia local com sedação, peridural ou geral.
Quanto tempo leva para ver os resultados?
O inchaço causado pela cirurgia leva cerca de seis meses para desaparecer por completo, os resultados levam de seis meses a um ano, em média, para serem totalmente visíveis.