Após a realização da cirurgia bariátrica, ocorre uma perda de peso grande e rápida e isso acaba gerando excessos de pele em diversas partes do corpo, causando além do incômodo estético, dor e problemas de saúde devido a dificuldade em manter as dobras de pele constantemente secas e higienizadas de maneira correta. O que faz com que o paciente recorra a cirurgias reparadoras ou dermolipectomias, para a retirada desse excesso.
Entre os procedimentos mais procurados estão a abdominoplastia e a mamoplastia, tanto masculina quanto feminina, um outro procedimento eficaz nesse caso é a cirurgia de contorno corporal, ou body lifting, que permite que varias áreas sejam tratadas ao mesmo tempo.
Qualquer tipo de cirurgia reparadora deve ser feito pelo menos três meses após a estabilização do peso, o que ocorre em média, um ano e meio após a bariátrica. Sempre com a liberação do médico responsável pela mesma.
Muitas vezes são necessárias até 5 cirurgias para que se consiga retirar todo o excesso de pele do corpo.
Como funciona o procedimento?
É importante antes da cirurgia que o paciente esteja com o peso estabilizado e que não apresente sinais de que voltará a engordar.
Durante o mesmo procedimento é possível usar mais de uma técnica, sendo as principais:
- Abdominoplastia: retira o excesso de pele localizada no abdômen, a chamada barriga de avental. A pele é puxada e todo o excesso é removido, pode ser feita com a lipoaspiração ou com a junção dos músculos para afinar a cintura;
- Mamoplastia: o excesso de pele é retirado e as mamas reposicionadas, deixando-as mais firmes, também conhecida como mastopexia;
- Cirurgia de contorno corporal: retira o excesso de pele e corrige a flacidez de toda a circunferência do tronco, área dos seios e costas, sempre abrangendo uma área maior;
- Lifting de braços ou coxas: a pele é esticada e reposicionada e o excesso retirado;
- Lifting facial: remove o excesso de flacidez e gordura da área dos olhos, bochechas e pescoço.
Pode ser aplicada anestesia geral ou, de acordo com o tipo de cirurgia, local. A duração da cirurgia é de 2 a 5 horas e o período de internação médio é de 1 dia, mas dependendo da cirurgia realizada ou da combinação de procedimentos esse prazo pode aumentar. Também pode ser necessário o uso de drenos nos primeiros dias após a cirurgia. Hematomas, inchaço e dormência podem ocorrer no início.
É recomendado uso de cinta ou sutiã cirúrgico no primeiro mês, exercícios físicos só poderão ser realizados após liberação médica e de forma gradual.
É seguro realizar?
Os riscos são os mesmos de qualquer cirurgia plástica desse tipo, como riscos anestésicos, infecção, má cicatrização, assimetria entre outros. É importantíssimo para diminuí-los, atestar plena saúde antes da cirurgia, através de exames, e seguir todas as recomendações médicas no pós-cirúrgico.
Quando vejo resultado e duração?
Os resultados são vistos quase que imediatamente, porém o resultado final e definitivo só será visto cerca de um ano após a cirurgia.
É importante ter consciência de que o aspecto da pele não será perfeito e que é normal ficarem cicatrizes.
A duração dos resultados dependerá de se manter um estilo de vida saudável, manter o peso e bons cuidados com a pele.
Você sabia?
Em alguns casos as cirurgias reparadoras podem ser realizadas de forma gratuita por serviços de cirurgia plástica do SUS.