A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis (ex.: História familiar, mutações genéticas)!
Mas é possível controlar os fatores de risco e estimular os hábitos considerados protetores, com impacto inclusive no risco de recorrência!?
Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama.
Então se liga nessas dicas valiosas para uma rotina saudável:
> procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais, e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino;
> prefira os alimentos orgânicos, descasque mais desembale menos!
> pratique exercícios físicos durante a semana.
> evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos industrializados, refrigerantes, pão branco, macarrão entre outros! Dúvidas do que comer? Procure um nutricionista!
> evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e claro nada de cigarro!
E caso tenha oportunidade, AMAMENTE, a amamentação também é considerada um fator protetor!
Agora me conta aqui o que você tem feito pra cuidar de você e da sua saúde? Deixa nos comentários e inspire mais pessoas pois PREVENÇÃO É AMOR PRÓPRIO!