A toxina botulínica é um procedimento realizado há muitos anos por médicos tais como, Oftalmologistas, Neurologistas e Dermatologistas, além da sua função estética que é a mais procurada e conhecida, ela também pode atuar como uso terapêutico, tratando doenças como estrabismo, espasticidade, distonias focais, blefaroespasmos e distonia cervical.
A toxina botulínica vem da neurotoxina, uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que atua bloqueando a produção ou liberação da acetilcolina (uma molécula neurotransmissora).
Não existe indicação de idade para começar a realizar a aplicação, porém é recomendado a partir dos 25 anos para estética ou casos avaliados e indicados pelos médicos.
Qual a função na estética?
Segundo pesquisas, 91% das mulheres e 9% dos homens buscam a toxina botulínica como tratamento de rugas, linhas de expressão e hiperidrose.
Como funciona o procedimento?
O procedimento é realizado por uma aplicação com agulha em pequenas quantidades da toxina em locais específicos onde se deseja prevenir, evitar ou tratar. Quando aplicada, os músculos começam a inibir a liberação de acetilcolina fazendo com que ocorra uma contração muscular parcial ou total.
Esse procedimento deve ser realizado por médicos, dermatologistas e cirurgiões plásticos, ambos especialistas para que não ocorram complicações.
É seguro realizar a toxina botulínica?
A aplicação da toxina botulínica não aparenta riscos graves quando aplicada corretamente por um médico especialista. Seus efeitos colaterais são mínimos, podendo surgir dor ou leve vermelhidão em casos para hiperidrose ou edema por conta da injeção local. Em casos raros podem ocorrer dores de cabeça, congestão nasal, pálpebra caída ou fraqueza nos músculos, mas são sintomas temporários.
É contraindicada para pacientes que sejam portadores de doenças neuromusculares e coagulopatias, mulheres grávidas ou durante o aleitamento materno.
Quando vejo resultado? E qual a duração?
Após a aplicação os efeitos começam a ser percebidos em algumas horas, porém em alguns casos podem levar de 7 a 14 dias. O tratamento perdura entre 03 a 06 meses, podendo depender da forma como o corpo reage a substância.
É recomendado um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação para que não ocorra resistência ao produto podendo gerar perda de efeito ou reações.
Você sabia??
O BOTOX® foi a primeira marca a ser liberada para uso estético. Além de ser a mais comercializada.