É um procedimento realizado por cirurgiões plásticos, que ao ser aplicado na pele tem a ação de descamação, ou seja, retirar a pele superficial fazendo com que manchas, cicatrizes, lesões, manchas de acnes possam ser removidas. Além de auxiliar no processo de rejuvenescimento da pele.
São divididos em três tipos: superficial, médio e profundo, para os superficiais são necessárias mais sessões, pois neste caso a descamação costuma ser leve e fina. Já os médios e profundos são feitos apenas em uma sessão com mais intensidade e formação de crosta.
Pode-se classificar o peeling de duas formas, medindo pelo modo de aplicação do material usado e pelo nível de profundidade.

Peeling superficiais: São aqueles que não tem um impacto tão agressivo na pele, utilizam-se  do uso de ácidos, como: hialurônico, glicólico, tricloroacéticos, retinaldeídos, salicílicos. Além de retirar manchas superficiais eles estimulam o colágeno na pele. O pelling de cristal também é recomendado como superficial, pois seu método não tem tanta potência de descamação da pele quanto o profundo.

Peeling médios: Quando se entra nos processos que contém uma descamação mais interna, os médios são recomendados, conseguem fazer a eliminação de algumas cicatrizes, marcas e manchas mais profundas. O procedimento faz uma esfoliação da epiderme estimulando o colágeno. Utilizado com aparelhos de laser e radiofrequência.
Os peelings médios precisam de uma preparação na pele antes de serem aplicados para auxiliar no momento do procedimento.

Peeling profundo: O procedimento é mais delicado realizado com anestesia e acompanhamento antes, durante e pós. É recomendado para peles com manchas profundas, cicatrizes de acnes e peles enrugadas. O mais famoso é o peeling de fenol, o mais utilizado para essa aplicação.

Peeling de fenol: Indicado para pessoas que tem necessidades muito altas pois o procedimento precisa de acompanhamento médico e anestesia, chegando em várias camadas da pele. O procedimento costuma ser rápido, porém a recuperação completa pode demorar até três meses.

O peeling químico é feito com o uso de ácidos para que possam agredir a pele ocorrendo a descamação. No físico, o procedimento costuma ser mais simples, estimulando o colágeno e atingindo camadas de pele superficiais com o uso de uma esfoliação especifica. E o biológico, não é utilizado no Brasil pois não tem aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Como funciona o procedimento?


Importante consultar o profissional para indicar qual peeling é necessário e indicado para o  paciente. Os médios e profundos um mês antes, precisam utilizar cremes recomendados para ir preparando a pele.
No consultório será aplicado o agente, nos casos leves o procedimento é indolor, já nos casos médios o paciente pode sentir dor durante a aplicação e os profundos é recomendado que durante a aplicação o paciente seja sedado.  

É seguro realizar?


O procedimento é seguro, porém é necessário ficar atento e ciente dos riscos.
Para os processos de peeling é imprescindível o uso de protetor solar recomendado pelo dermatologista e evitar a exposição ao sol. Recomenda-se realizar o procedimento no inverno.
Para pacientes com peles mais escuras recomenda-se o uso de cremes antes para evitar manchas e auxiliar na preparação da pele.
Caso o peeling seja muito profundo em alguns casos podem ocorrer cicatrizes ou queloides.
Atentar-se para o uso de maquiagens, utilizar apenas quando tiver autorização.
Evitar uso de água quente. 
O procedimento é contraindicado para pacientes que fizeram o uso de isotretinoína a menos de um ano, que apresentam herpes ativa, em caso de inativa relatar para o médico, pacientes que apresentam câncer ou doenças de pele, imunodeficiências e gestantes.
Importante: Não puxar, esfregar ou mexer na pele que está descamando, o médico irá explicar como proceder neste caso.

Quando vejo resultado e duração?

Os resultados podem variar de acordo com o peeling realizado, tipo de pele, cuidados antes e pós procedimento. Os superficiais podem apresentar resultados mais longos, porém é indolor e o paciente não precisa parar sua rotina. Nos médios e profundos os resultados costumam aparecer mais rápido, porém a cicatrização costuma ser mais demorada.

Você sabia?

O peeling pode ser aplicado no colo e no corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *