É a cirurgia de redução das mamas muito grandes, um procedimento procurado não somente por questões estéticas, mas principalmente de saúde, já que mamas exageradas podem trazer sérios problemas de saúde físicas e psicológicas.
Seios muito grandes acabam por fazer com que a mulher sinta constante dor nos ombros e costas, curvando-a e com isso acarretando sérios desvios e outros problemas na coluna.
Geralmente esta cirurgia é feita após os dezoito anos, quando a mama já está totalmente desenvolvida.
Muitas vezes, junto com a mamoplastia redutora é feito outro procedimento para levantar os seios, a mastopexia.
Como funciona o procedimento?
São feitas incisões em formato de T invertido, L, I ou ao redor da aréola por onde todo o excesso de gordura, pele e tecido mamário será retirado, se necessário é feita a redução da aréola ou reposicionamento da mesma, logo após o seio é reposicionado e remodelado dando uma aparência o mais natural possível.
Os pontos são removidos entre 8 a 15 dias, mas em alguns casos também podem ser usados pontos internos que são absorvidos pelo próprio corpo.
É seguro realizar este procedimento?
Essa cirurgia não apresenta, em geral, complicações sérias, os exames pré-cirúrgicos e o correto cuidado após a cirurgia, minimizam os riscos de complicações.
Antes do procedimento é recomendado que se evite o uso de aspirinas, anti-inflamatórios ou remédios naturais que possam prejudicar interferir na coagulação do sangue. A cirurgia é realizada com anestesia geral, leva de 2 a 3 horas e a internação é por cerca de 12 horas.
Em casos de grandes reduções podem ser usados drenos para evitar o acúmulo de sangue e líquidos.
É necessário repouso intenso nos primeiros dias e uso de sutiã cirúrgico pelos primeiros 30 dias, assim como evitar levantar o braço ou esforço físico. Exercícios físicos intensos ou exposição ao sol, só devem ser realizados após permissão médica.
Quando vejo resultado e duração?
Após trinta dias já é possível começar a ver alguns resultados, mas as mamas ainda estarão bem inchadas. Com três meses já é possível ver o novo formato, mas o resultado final só é alcançado cerca de um ano após a cirurgia.
Você sabia?
Homens com ginecomastia (aumento das mamas masculinas) também podem realizar a mamoplastia redutora.