A lobuloplastia é uma cirurgia plástica que repara os rasgos causados no lóbulo da orelha (parte carnuda da orelha), normalmente decorrentes do constante uso de brincos pesados, alargadores, acidentes ou ferimentos ao puxar o brinco com força, que podem rasgar o lóbulo. Por ser uma região macia e sem cartilagens como o restante da orelha, o lóbulo se torna mais frágil, porém essa técnica também é usada para reparar buracos exageradamente aumentados dos furos dos brincos. Não possui restrição de idade.

Como funciona o procedimento?

São feitas incisões na área rasgada do lóbulo e suturas nas mesmas devolvendo o contorno adequado dos lóbulos da orelha.

O tamanho da incisão depende do tamanho do rasgo e da quantidade de pele a ser retirada do local. Sendo possível reparar desde um aumento exagerado no furo do brinco, até um lóbulo bífido (lóbulo completamente rasgado).

É seguro realizar?

É uma cirurgia plástica de pequeno porte e não costuma ter contraindicações, sendo considerada um procedimento ambulatorial, e feito com anestesia local. A duração é de trinta a sessenta minutos em média e o paciente pode receber alta no mesmo dia, podendo voltar a sua rotina de trabalho normal, porém alguns cuidados devem ser tomados, como evitar a exposição ao sol para não prejudicar a cicatrização e atividades físicas para não correr o risco de abrir os pontos. A lobuloplastia pode ser realizada nas duas orelhas durante o mesmo procedimento cirúrgico, caso seja necessário.

Quando vejo os resultados?

Após a cirurgia é preciso somente um pequeno curativo, podendo ser apenas micropore, ou micropore com gases para evitar possíveis sangramentos durante a recuperação. Os pontos são retirados, em média, após dez dias e os resultados são vistos após trinta dias.

A orelha só deve ser furada novamente pelo menos dois meses após a cirurgia para que haja total cicatrização da pele, sempre após a liberação do médico. Mesmo brincos de pressão devem ser evitados durante este período, pois a pressão exercida por eles prejudicará a cicatrização.

Você sabia?

Também é possível corrigir furos em outras partes das orelhas como no topo da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *