Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento.

Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência. Muitas vezes o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.


Existe uma idade ideal para a cirurgia?


Para submeter-se a mentoplastia é necessário aguardar o desenvolvimento completo da face, que se dá ao final da adolescência.


Como é a cirurgia?


A mentoplastia poderá ser feita por uma incisão interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão externa na parte inferior do queixo, disfarçada pelos detalhes anatômicos da região.

Para realizar o avanço necessário pode-se utilizar implantes ou o próprio osso por intermédio de fraturas.

Qual a anestesia utilizada?

Na maioria dos casos é utilizada a anestesia geral. Em casos selecionados, pode-se optar pela anestesia local associada à sedação. O pós-operatório não apresenta desconfortos significativos. A dor não costuma ser intensa e é controlada com analgésicos e anti-inflamatórios.

Quando utilizada incisão intra-oral, é necessário ingerir apenas líquidos nos primeiros dias após a cirurgia.
Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros.

Recomenda-se que o paciente permaneça em repouso, devendo dormir sempre com a cabeça discretamente elevada do leito.

É possível retomar a maioria das atividades entre 10 e 15 dias, exceto exercícios físicos que são liberados após algumas semanas.

O uso do protetor solar é obrigatório após liberação médica, assim como o cuidado em não tomar sol.


Quanto custa a cirurgia de mentoplastia?


Para saber o valor da cirurgia é necessária avaliação médica prévia, somente assim a Dra Clarissa poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso e discutir os custos envolvidos e forma de pagamento.

Os custos podem envolver:

• Honorários do cirurgião e equipe;
• Gastos com hospital ou centro cirúrgico;
• Honorários do anestesista;
• Gastos com medicamentos;

Exames médicos.

Por determinação do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica , É PROIBIDA a divulgação de preços de cirurgias e/ou procedimentos médicos pela internet.

“Art. 3o Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *