A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial! Ela é um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum.
Botox, como todo mundo fala, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A, do laboratório Allergan. Mas existem outras 5 marcas aprovadas pela Anvisa e muito usadas com mesmo objetivo: Dysport, Xeomin, Prosygne e Botulift. .
Quando administrada oralmente em grandes quantidades, a toxina bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando uma paralisia generalizada, chamada botulismo.
Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair parcial o totalmente! .
Ela pode ser usada tanto para procedimentos estéticos, quanto para o tratamento de doenças como estrabismo, blefaroespasmos, espasmo hemifacial, distopias, espasticidade, bruxismo, hiperidrose, incontinência urinária e bexiga hiperativa.
Quando aplicada em quantidades mínimas em pontos específicos do rosto, a toxina botulínica consegue promover um relaxamento controlado dos músculos da face amenizando rugas profundas e linhas de expressão!